"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:11-13

Jesus veio para os judeus, porém eles não o receberam, mas Deus espalhou a sua graça a todos os povos.

Por isso o cristianismo é diferente. Outras crenças falam de deuses aos quais os homens devem busca-los, os homens, por obras, tentam alcançar os deuses, agradá-los. Mas o Deus da Bíblia, o Deus no qual eu creio, vem até o homem. Deus, por sua vontade, veio até nós, nos oferecendo salvação através de Cristo.

Por isso, nós que cremos, podemos ser chamados filhos de Deus, e por isso temos certeza da salvação. Não por vontade de homens, nem da carne, mas de Deus.

Esta parábola se encontra em (mt 20:1-16) e fala de um proprietário de terra que contratou pessoas para trabalhar em sua vinha. Ele saiu de madrudada e combinou o preço de um denário pelo dia com alguns trabalhadores e estes partiram para o trabalho. Durante o dia, a cada hora o dono da vinha contratava mais pessoas, sendo que os últimos que ele contratou, trabalharam somente 1 hora, enquanto que os primeiros, trabalharam o dia todo. Acontece que na hora do pagamento, todos receberam 1 denário, os que trabalharam 1 hora e os que trabalharam o dia todo. Obviamente os que trabalharam mais se sentiram injustiçados, porém aquele foi o preço combinado no início. O dono da vinha, por ser generoso, quis dar a mesma quantia aos outros.

Isso me fez refletir sobre a nossa salvação e serviço para Cristo. Falando como humano, as vezes me pego julgando certas pessoas, como sendo muito más. Pessoas aparecerem nos jornais fazendo absurdos e penso em meu coração que aquela pessoa nem deveria ser salva. Existem também as pessoas que vão à igreja e não fazem muita diferença lá. Confesso que ultimamente não tenho feito muito também, mas houve uma época em que fiquei bastante tempo servindo e me irritava com quem não fazia nada.

Mas então vem Cristo e paga 1 denário para o bandido e para o mocinho. 1 denário para a criança que servirá a vida toda e para o idoso que viveu a vida sem Cristo e se converteu logo antes de sua morte. 1 denário para o missionário e para o esquentador de banco de igreja.

Sem entrar na parte de galardão ou tesouros no céu, Deus nos oferece a sua graça conforme Ele quer, alguns Ele chamará para trabalhar mais e outros menos, mas não há razão para julgarmos se alguém é mais ou menos merecedor da bondade de Deus.

O livro de 1 Samuel já foi totalmente incluído no site, estou iniciando o cadastro de 2 Samuel agora.

Também foi incluso nos infográficos um gráfico mostrando a quantidade de homens e mulheres cadastrados no site, além de uma nova tabela mostrando as últimas edições. Essas edições geralmente são adição de citações, adição de descrições, sinônimos e etc.

Samuel morava na região de Efraim, por isso é chamado de efraimita em 1sm 1:1. Porém a Bíblia mostra sua genealogia desde Levi, portanto ele seria um levita que morava em Efraim. Dê uma olhada na genealogia de Samuel desde Samuel até Levi e veja quantas vezes aparece o nome Elcana.

O processo de cadastro do site é simplesmente ler a Bíblia com um caderninho do lado anotando os nomes, citações e etc. Em algumas dessas leituras é inevitável parar e meditar sobre uma passagem. Eu li essa hoje que me chamou atenção e quis escrever aqui.

O contexto é o seguinte: Samuel era o Juiz de Israel naquela época e já estava velho, com isso o povo de Israel pedia por um rei. É claro que Deus já havia previsto que Israel teria um rei, isso já estava até registrado nas leis em Deuteronômio 17:14-20. O problema estava em Israel rejeitar a Deus, visto que queriam um governador humano como as outras nações e não quiseram esperar a manifestação de Deus quanto a isso. Então, Deus da a Israel o rei Saul. Samuel, que já está muito velho, faz seu discurso de aposentadoria e aproveita para exortar o povo. Com isso, o povo se desespera pelos erros cometidos e Samuel os acalma dizendo:

Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós fizestes todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi-o de todo o vosso coração.
1 Samuel 12:20

Assim como o povo de Israel, fazemos muitas coisas erradas, somos imperfeitos e tendemos a fazer o mal. Isso desanima as vezes, entristece. Porém, apesar de nós, apesar de nossas fraquesas, nossos podres, Deus nos amou e nos ama. Mesmo sendo o pecador que sou, Deus pede para perseverar e servi-lo de coração. E é interessante que, em alguns momentos, por mais desanimados que possamos estar, a única esperança que nos mantém, que nos faz continuar, está em Deus e na salvação de Jesus. Por mais que nos sintamos distantes de Deus nesses momentos, é possível se apegar a Suas promessas e perseverar.

Minha oração é para que, quando estivermos tristes, desanimados, nos sentindo distantes de Deus, consigamos lembrar de que Deus nos diz para não desistir, para continuar seguindo a Ele, para servi-lo de coração e acima de tudo, lembremos que Deus nos promete a vida eterna em Cristo Jesus (rm 6:23).

O site agora inclui as árvore dinâmicas! Ela permite uma visualização mais completa das gerações além de uma interação bem mais interessante. Ela possui algumas limitações técnicas quanto à visualização de conjuges por exemplo, mas em conjunto com a árvore já existente, permite um estudo bem interessante das genealogias.

É possível acessar a árvore dinâmica de cada pessoa clicando no botão no canto superior direito da página da respectiva pessoa. Conforme a imagem abaixo.

Aproveite!

O site agora possui um gráfico mostrando os 20 nomes mais comuns já cadastrados. Á medida que novos nomes forem adicionados, esse gráfico atualizará automaticamente. Também foi acrescentada uma pequena tabela com os últimos 6 nomes cadastrados. Confira aqui.

Agora o site das genealogias mostra o progresso de cadastros do site. A medida que novos nomes forem cadastrados a barra de progresso é atualizada automaticamente. Dê uma olhada na quantidade de nomes já cadastrados aqui.

Mais Juízes adicionados:

Nas genealogias também é interessante observar a origem dos povos. Esses povos que aparecem em Juízes são descendentes de Noé, de Abraão e até mesmo de Esaú.

Foram adicionadas as pessoas que aparecem em Juízes de 1 a 9. Confira: