Terminei de cadastrar 2 Reis. Creio ter conseguido um bom nível de detalhamento principalmente para as linhagens dos reis.

2 Reis foi bastante marcante com relação, primeiramente, aos grandes feitos do profeta Eliseu que lembram bastante os milagres do próprio Jesus. Por exemplo, ao fazer pessoas voltarem à vida, ao multiplicar os alimentos e curar enfermidades.

Também em 2 Reis aparece o crescimento do império assírio onde ocorre o fim do reino de Israel. A seguir, quando o império assírio já está em queda, já está havendo o crescimento do império babilônico culminando no fim do reino de Judá.

É na época de 2 reis também que aparecem os profetas Isaías, Jeremias, Oséias dentre outros.

Vou começar a cadastrar o livro de 1 Crônicas agora, mas nesse meio tempo pretendo também explorar um pouco outros profetas que aparecem nessa época.

Terminei de cadastrar o livro de 1 Reis. Creio ter conseguido adicionar um bom nível de detalhamento para os nomes que aparecem nesse livro.

O livro de 1 Reis foi bastante interessante de cadastrar, ele começa com a história do rei Salomão e seus feitos, passa para a divisão do reino de Israel com Roboão o filho de Salomão e o primeiro rei de Israel (das 10 tribos) Jeroboão. É contada uma breve descrição de alguns reis de Israel e Judá, a criação da capital Samaria em Israel com o rei Onri, a idolatria de Israel a Baal com o rei Acabe e sua esposa Jezabel, além de os incríveis feitos do profeta Elias.

Por causa da promessa que Deus fez a Davi, o reinado de Judá permanesse sempre na família de Davi, porém o reinado de Israel é trocado várias vezes de família, sendo que em alguns casos, como os de Jeroboão e Baasa, ocorre a completa eliminação de sua descendência.

Na maior parte do livro existe inimizade entre os reis de Judá e Israel, porém o livro termina havendo uma aliança entre o rei Josafá de Judá e o rei Acabe de Israel. O livro também termina com Eliseu auxiliando Elias em seu ministério.

Estou iniciando agora o cadastro de 2 Reis.

Abiatar foi outro nome que gerou certa dificuldade para cadastrar.

Em 1sm 21 conta-se o fato ocorrido entre Davi e o sacerdote Aimeleque em Nobe onde Davi e seus homens comem os pães da proposição. Esse mesmo fato é citado em Mt 12:3-4, Mc 2:25-26 e Lc 6:3, sendo que em Mc 2:25-26 é citado o sumo sacerdote Abiatar.

Em 2sm 22:20 é contada a história do massacre ocorrido em Nobe, onde todos os sacerdotes, exceto Abiatar, filho de Aimeleque, neto de Aitube sobrevive.

Porém em 2sm 8:17 são citados os sacerdotes do tempo de Davi: Zadoque filho de Aitube e Aimeleque filho de Abiatar. Com isso cria-se a dúvida: Abiatar é filho de Aimeleque ou Aimeleque é filho de Abiatar?

Na história de Davi com o sacerdote de Nobe, nota-se por 1sm 21 e Mc 2:25-26 que o sacerdote ao qual se referem os textos hora é Abiatar hora é Aimeleque. Logo, pode-se dizer que eles são a mesma pessoa.

Também 1sm 22:20 deixa claro que da família de Aimeleque, somente Abiatar sobrevive ao massacre. Logo não é possível que o Aimeleque de 2sm 8:17 seja o mesmo de 1sm 21, nem mesmo o que morreu em 1sm 22:20. Assim pode-se dizer que Aimeleque de 2sm 8:17 é o sobrevivente Abiatar de 1sm 22:20.

Com isso conclui-se que existe a seguinte linhagem: Aitube pai de Aimeleque e Aimeleque pai de Abiatar, porém Aimeleque pode ser chamado Abiatar e vice versa. No caso Abiatar pai é o mesmo que encontrou Davi em Nobe e o mesmo que morreu para Saul. Abiatar filho seria o sobrevivente do massacre de Nobe e sacerdote no tempo de Davi juntamente com Zadoque.

Vale lembrar que Abiatar filho também é citado em 1cr 18:16 com o nome de Abimeleque (com b).

Esta foi a conclusão a que cheguei lendo cada texto e buscando harmonizar suas informações. Espero ter deixado clara a explicação e se houver algum equívoco fique a vontade para entrar em contato.

Recebi nas sugestões a dica de cadastrar Ada de Gênesis 36:2,4.

Ada é um caso meio complicado de se cadastrar. Observa-se que em Gênesis 26:34, Esaú toma por mulheres Basemate e Judite. Basemate é filha de Elom e Judite é filha de Beeri. A seguir em Gênesis 28:9, Esaú toma por mulher Maalate filha de Ismael.

Nesse momento conclui-se que Esaú possui 3 esposas: Basemate, Judite e Maalate.

Em Gênesis 36:2 lê-se novamente sobre as 3 esposas de Esaú, porém seus nomes estão diferentes: Ada, Oolibama e Basemate. Como relacionar essas 3 com as mostradas anteriormente?

O texto diz que esta Basemate é a filha de Ismael, irmã de Nebaiote, assim como em Gênesis 28:9. Logo Basemate é Maalate em Gênesis 28:9. O texto também diz que Ada é filha de Elom. A filha de Elom em Gênesis 26:34 é Basemate, então levando em conta que este Elom é o mesmo que aquele Elom, logo Ada é Basemate em Gênesis 26. Por fim, por eliminação, pode-se dizer que Oolibama é Judite em Gênesis 26. Porém, somente nessa análise mais superfícial fica-se a dúvida, visto que até mesmo o nome do pai de Oolibama está diferente em Gênesis 26. Em Gênesis 36 ela é filha de Aná (filho de Zibeão) e em 26 Judite é filha de Beeri.

O livro de 1 Samuel já foi totalmente incluído no site, estou iniciando o cadastro de 2 Samuel agora.

Também foi incluso nos infográficos um gráfico mostrando a quantidade de homens e mulheres cadastrados no site, além de uma nova tabela mostrando as últimas edições. Essas edições geralmente são adição de citações, adição de descrições, sinônimos e etc.

Samuel morava na região de Efraim, por isso é chamado de efraimita em 1sm 1:1. Porém a Bíblia mostra sua genealogia desde Levi, portanto ele seria um levita que morava em Efraim. Dê uma olhada na genealogia de Samuel desde Samuel até Levi e veja quantas vezes aparece o nome Elcana.

Mais Juízes adicionados:

Nas genealogias também é interessante observar a origem dos povos. Esses povos que aparecem em Juízes são descendentes de Noé, de Abraão e até mesmo de Esaú.

Foram adicionadas as pessoas que aparecem em Juízes de 1 a 9. Confira:

Novos cadastros nas famílias de Finéias, neto de Arão, e Gérson, filho de Levi. Foram adicionados de Abisua até Jeozadaque da família de Finéias e os descendentes de Libni até Jeaterai da famílie de Gérson.

Os nomes de 1 Crônicas 4 foram adicionados. Novamente, cerca de uma centena de pessoas foi acrescenta somente desse capítulo. Esse capítulo foi interessante pois aparecem várias pessoas repentinemente, pessoas que não apareceram antes e a Bíblia não diz quem são seus pais. É o caso de Jabez, o qual não é dito quem são seus pais, nem seus filhos. São casos semelhantes Jealelel, Simão, IsiEzra. É dito quem são seus filhos, mas não diz quem são seus pais.

Recentemente foram adicionados os nomes das pessoas de 1 Crônicas 2-3! E devo dizer que é MUITA GENTE. A genealogia aumentou pelo menos uma centena de pessoas!

Aproveite e dê uma olhada na família de Hezrom.