Foram adicionados os ícones indicando os sacerdotes e juízes:

Terminei de cadastrar 2 Reis. Creio ter conseguido um bom nível de detalhamento principalmente para as linhagens dos reis.

2 Reis foi bastante marcante com relação, primeiramente, aos grandes feitos do profeta Eliseu que lembram bastante os milagres do próprio Jesus. Por exemplo, ao fazer pessoas voltarem à vida, ao multiplicar os alimentos e curar enfermidades.

Também em 2 Reis aparece o crescimento do império assírio onde ocorre o fim do reino de Israel. A seguir, quando o império assírio já está em queda, já está havendo o crescimento do império babilônico culminando no fim do reino de Judá.

É na época de 2 reis também que aparecem os profetas Isaías, Jeremias, Oséias dentre outros.

Vou começar a cadastrar o livro de 1 Crônicas agora, mas nesse meio tempo pretendo também explorar um pouco outros profetas que aparecem nessa época.

Foi liberado o registro de novos usuários no site. Registre-se para contribuir cadastrando novos dados!

Para fins de curiosidade, segue uma imagem do formulário de edição de pessoas da Bíblia:

Adicionei o ícone de profeta à árvore genealógica. As pessoas cadastradas como profetas receberão esse ícone de destaque.

Foi feita uma melhoria na performance do carregamento da árvore genealógica. Agora ao invés de recarregar a página inteira, somente a árvore é reconstruída durante a navegação.

Em termos mais técnicos: foi utilizado ajax para carregar os dados e reconstruir a árvore sem a necessidade de recarregar a página completa.

Desde o lançamento da versão colaborativa, foram liberados para os editores mais os seguintes atributos:

  • Nome
  • Sexo
  • Linhagem de Jesus
  • Idade da Morte

Também foram acrescentados alguns novos atributos que não existiam antes:

  • Rei
  • Profeta
  • Sacerdote
  • Juiz

Para esses quatro novos atributos serão acrescentados ícones que os identifique na árvore genealógica. Até o momento foi acrescentado somente o ícone de Rei.

Foram feitos alguns ajustes no algoritmo de construção da árvore genealógica:

  • Melhor organização dos itens evitando que alguns itens saiam da tela para telas menores;
  • Diminuição do número de linhas;
  • Melhoria na distribuição dos filhos de acordo com os pais;
  • Melhoria no cálculo de tamanho dos retângulos de acordo com o tamanho do nome;
  • Escalonamento do tamanho dos itens de acordo com o tamanho da tela;
  • Remoção do jQuery para uso de javascript puro (Vanilla JS) o que deve melhorar a performance;
  • Retirada da opção de árvore simplificada visto que era uma opção provisória para lidar com a má organização de alguns itens.

Terminei de cadastrar o livro de 1 Reis. Creio ter conseguido adicionar um bom nível de detalhamento para os nomes que aparecem nesse livro.

O livro de 1 Reis foi bastante interessante de cadastrar, ele começa com a história do rei Salomão e seus feitos, passa para a divisão do reino de Israel com Roboão o filho de Salomão e o primeiro rei de Israel (das 10 tribos) Jeroboão. É contada uma breve descrição de alguns reis de Israel e Judá, a criação da capital Samaria em Israel com o rei Onri, a idolatria de Israel a Baal com o rei Acabe e sua esposa Jezabel, além de os incríveis feitos do profeta Elias.

Por causa da promessa que Deus fez a Davi, o reinado de Judá permanesse sempre na família de Davi, porém o reinado de Israel é trocado várias vezes de família, sendo que em alguns casos, como os de Jeroboão e Baasa, ocorre a completa eliminação de sua descendência.

Na maior parte do livro existe inimizade entre os reis de Judá e Israel, porém o livro termina havendo uma aliança entre o rei Josafá de Judá e o rei Acabe de Israel. O livro também termina com Eliseu auxiliando Elias em seu ministério.

Estou iniciando agora o cadastro de 2 Reis.

Um dos editores hoje me perguntou como poderia ajudar. 

Bom, por enquanto os editores têm acesso a adicionar pessoas, editar descrição, citações e sinônimos das pessoas. Em breve isso será expandido para adicionar relações entre pessoas, quem é pai de quem, quem é marido de quem e etc.

Por enquanto o que seria de bastante utilidade seria adicionar citações e principalmente descrições das pessoas. Têm várias pessoas cadastradas que poderiam ter sua descrição melhorada de quem foram e o que fizeram. Pode ser algo breve para ajudar nos estudos.

Adicionar novas pessoas também é de grande ajuda, existem muitas pessoas na Bíblia a partir de 1 Reis que não foram cadastradas ainda.

O que eu geralmente faço é: durante minhas leituras diárias da Bíblia ir anotando os nomes e depois cadastrando no site. Ás vezes gera um pouco de pesquisa para saber se uma pessoa é a mesma que aparece em outro lugar ou não. Aí é que vem a parte divertida xD.

Qualquer coisa também existem os comentários nas versões, podem dar dicas e discutir sobre a corretude dos dados cadastrados.

 

Está disponível para os usuários editores a adição de comentários nas versões.

Para quem não sabe, para cada edição feita no site, é criada uma nova versão daquela pessoa. Para facilitar a interação entre os editores, foi adicionada essa nova funcionalidade dos comentários.

Adquira seu acesso de editor do site entrando em contato pelo email: contato@genealogiabiblica.com.br e contribua cadastrando novos dados.